Entre em contato: contato@contabilidadeclassea.com.br

(19) 3327-0038 | (19) 99281-9807 | (19) 2121-4068

PADARIA BARÃO DE ITAPURA

PADARIA BARÃO DE ITAPURA

CLASSIFICAÇÃO FISCAL – PADARIA BARÃO DE ITAPURA

padariaTrabalhar com muitos produtos diferentes exigem controles e conhecimentos fiscais que muitas vezes tornam a gerência de um negócio mais burocrático.

Em uma padaria, por exemplo, os produtos precisam estar corretamente classificados no que se refere ao NCM, aos códigos e tributações de ICMS, PIS, COFINS e IPI. Essas informações exigem tempo e conhecimento para que fiquem corretamente classificadas.

No caso do nosso cliente, ocorreram duas situações: a primeira foi que ele ultrapassou o limite do faturamento permitido as empresas do simples nacional e com isso, deveria escolher entre o lucro real ou presumido.

A princípio, ele acabou optando pelo regime do lucro real, porém, como ele iria mudar de regime, apareceu outra necessidade: a reclassificação dos produtos.

Neste caso, por ele ter sido desenquadrado do regime do simples nacional, tanto as notas fiscais quanto os arquivos do Sat estavam travando as vendas devido aos itens estarem com códigos de tributação relativos ao simples nacional.

padaria

A classe A foi chamada em caráter de urgência para cumprir o desafio de acertar o cadastro em menos de 24 horas. Antes disso, revisamos as informações fiscais e verificamos que o regime mais indicado para a empresa não seria o lucro real, mas sim o livro presumido pois a margem de valor aplicado aos produtos era muito alta e a consequência seria valores muito alto de tributos sobre produtos, como o PIS e COFINS. Com relação ao ICMS, isso foi contornado com a opção pelo regime especial para padarias.

Além da opção pelo regime tributário, a classe A Contabilidade fez, em menos de 24 horas a classificação de todos os itens vendidos para o regime do lucro presumido, evitando que as vendas continuassem a sair com tributações erradas e travamento no caixa. No final, deu tudo certo e obtivemos mais um cliente satisfeito!

 

Conheça outros cases.