Escrito por Atendimento Classe A no junho 30, 2022 em Blog

ANTECIPADAMENTE, ALÉM DE DISPENSAREM NECESSIDADE DE TER SÓCIOS, AS SLUS TRAZEM VANTAGENS PARA O EMPREENDEDOR!

Acima de tudo, a ideia de ser empreendedor, de abrir uma empresa, vem atraindo muitos brasileiros! Porém, as dúvidas surgem já no primeiro instante, pois afinal por onde começar? Sobretudo, para facilitar o caminho, a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) existe e é um tipo de sociedade empresarial que tem chamado a atenção para quem está começando, por oferecer mais segurança jurídica ao abrir uma empresa ou até mesmo na hora de regularizar o seu negócio.

Nesse texto você vai descobrir, dentre outras coisas, sobre:

  • O que SLU;
  • SLU X Eireli;
  • Quais as vantagens da SLU;
  • Como abrir uma SLU;
  • Quais são os documentos necessários!

O que é a SLU?

Primeiramente, esse modelo empresarial é composto por apenas uma pessoa, dispensando a necessidade de sócios para a abertura. Resumindo, apesar de conter a palavra “sociedade” no nome, a SLU é formada apenas por um único empreendedor.

Além disso, o patrimônio pessoal da pessoa que opta pela SLU fica separado do da empresa. O que garante que os bens pessoais fiquem seguros, caso haja algum problema financeiro na empresa.

Do mesmo modo, outra vantagem é ser mais acessível, uma vez que não há valor mínimo para compor o capital social.

SLU veio substituir a Eireli

Colocando um ponto final nas Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI), as SLUs vieram para acabar com algumas exigências desse formato mais antigo. Portanto, se você for abrir uma empresa agora, não será mais possível abrir uma Eireli.

Quais as vantagens da SLU?

Além das vantagens já citadas acima, a SLU conta com a possibilidade de abrir mais de uma empresa nesse formato. Permite também a realização de algumas atividades e profissões que não são contempladas em outros formatos empresariais, como advogados, médicos, e outras áreas de negócio.

Quais sãos as regras para abrir uma SLU?

Ao abrir uma empresa nesse formato, o empreendedor deve obrigatoriamente utilizar o seu nome civil como razão social, seguido pela palavra “limitada” em sua forma abreviada (Ltda).

Outro ponto importante é que para começar uma Sociedade Limitada Unipessoal é preciso ter mais de 18 anos ou ser emancipado.

Microempreendedores que já possuem MEI não podem abrir uma empresa nessa modalidade. Além disso, se o empreendedor pretende ter sócios no futuro, esse modelo de sociedade não é a melhor opção, pois não permitirá que você inclua esses sócios ao negócio.

Como fazer para abrir uma SLU?

Primeiramente, será preciso criar o CNPJ de acordo com o formato de negócio escolhido. Depois, será necessário elaborar o Contrato Social com todas as informações da empresa e características da sua atuação e realizar o registro na Junta Comercial da sua cidade.

O próximo passo é legalizar a sua operação obtendo um alvará de funcionamento e também enquadrar a empresa em um regime tributário, seja o Simples Nacional ou o Lucro Presumido.

Se o empreendedor deseja atuar como varejista, não deve se esquecer de solicitar a inclusão da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de varejista ao seu CNPJ.

Quais documentos são necessários?

– RG e CPF do empresário;

– Comprovante de residência;

– Documento que ateste o estado civil, em caso de casamento ou divórcio;

– Recibo de entrega do último imposto de renda, mas caso você não se enquadre nas regras do IRPF, é necessário apresentar o título de eleitor.

 

Resumindo, nesse texto você leu sobre:

Neste artigo você vai entender mais sobre a SLU, quais são as características principais, vantagens e o que a difere dos outros tipos de empresa previstos pela legislação brasileira.








    Saiba mais sobre Sociedade Limitada Unipessoal

    Clique em um dos botões abaixo para falar com um de nossos especialistas.

    Deixe seu comentário