holding imobiliaria
Escrito por Atendimento Classe A no janeiro 31, 2022 em Blog

Holding Imobiliária, também chamada de administradora de bens próprios, é uma pessoa jurídica que é proprietária de alguns imóveis que são disponibilizados para locação e/ou venda.

Nesse texto você vai descobrir, dentre outras coisas, sobre:

  • O que é Holding Imobiliária;
  • Locação de Imóveis por PF x PJ
  • Outras vantagens de Holding Imobiliário.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Para ficar mais claro, preparamos as tabelas abaixo, com os comparativos:

Simulação PF x PJ Locação. * Valores dos impostos anuais obtidos com o lançamento na declaração do Imposto de renda, pelo desconto simplificado. Obrigatoriedade de retenções mensais quando locação PF para PJ: IN 1500/2014.

Simulação PF x PJ Locação

* Atividade impeditiva ao Simples Nacional conforme § 1º Artigo 8º da Resolução CGSN  nº 94 de 2011. Não incidência de ISS conforme Recurso Extraordinário 116.121 – STF.

Para resumir, para imóveis com recebimento mensal de R$ 10 mil a PF paga 14,9% de impostos, enquanto já a PJ 11,9%. Se os valores mensais forem de R$ 100 mil, a carga tributária para PF é de 26,66%, enquanto a de PJ é de 13,20%.

 

 Além da economia, existem outras vantagens em se aderir a Holding Imobiliária, como por exemplo:

  • eliminação de condomínio

a inclusão dos bens numa holding elimina o condomínio e a exigência de unanimidade: a decisão pode ser tomada por maioria simples;

  • planejamento sucessório:

a transferência pode ser feita em vida, reservando ao doador usufruto sobre a participação transferida;

  • proteção contra credores: 

a colocação de bens na holding promove maior proteção contra credores. Além disso, eventual penhora de quotas não impede que a holding venda seus bens;

  • possível redução do ITCMD na doação ou herança: 

quando se faz a doação das quotas da holding a base de cálculo do ITCMD é o valor contábil dos imóveis, que é aquele registrado no IPRF.

Resumindo, nesse texto você leu sobre:

Quando se vai locar móveis, há a obrigatoriedade do pagamento tributário. Porém, a porcentagem desses tributos para Pessoa Física e Pessoa Jurídica são bem diferentes, sendo mais em conta para a segunda opção. Assim, existe a Holding Imobiliária, que consiste na criação de uma Pessoa Jurídica administradora de bens. Essa empresa não pode optar pelo Simples Nacional e em regra é Lucro Presumido. Assim, existem mais vantagens em se tornar Holding Imobiliária, como a eliminação de condomínio e planejamento sucessório.








    Procurando Escritório de Contabilidade Especializado?

    Clique em um dos botões abaixo para falar com um de nossos especialistas.

    Deixe seu comentário