demonstrativo de resultado do exercício na sua empresa
Escrito por Atendimento Classe A no julho 27, 2020 em Blog

Compartilhar

O DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO É POTÊNCIA NA HORA DE DECIDIR.

O Demonstrativo de Resultado do Exercício revelará o resultado líquido de uma empresa, confrontando assim todas as receitas, despesas e resultados apurados. Veja mais!

Nesse texto você vai ler sobre:

  • Os motivos pelo qual as pessoas procuram o DRE;
  • Quais os cuidados na hora de compor um DRE;
  • Como estruturar esse DRE;
  • E um panorama sobre análises para tomar decisões.

O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), também chamado por alguns de Demonstração de Resultados do Exercício, deve ser uma expressão frequente na sua conversa, ou você chegou aqui exatamente para entender o que significa DRE.

Fato é que, se você está flutuando próximo dessa expressão, então já está no caminho certo. Afinal, o Demonstrativo de Resultado do Exercício é a ferramenta fundamental na gestão administrativa, por isso ela é tão importante para sua empresa.

Vendo por esse lado, não é nenhuma novidade você ter chegado aqui, pois o DRE é um instrumento gerencial simples, de fácil concepção e extremamente poderoso na hora de tomar decisões em seu empreendimento.

Quais os Poderes do Demonstrativo de Resultado do Exercício?

Por meio dele, é possível visualizar com clareza o resultado de suas operações, analisando as receitas e as despesas, e assim verificando os lucros ou os prejuízos da organização.

Como o próprio nome diz, é um documento elaborado para demonstrar a situação financeira de um determinado período da empresa. Nele irá constar todas as receitas, os custos, as despesas administrativas, as despesas operacionais e então o resultado líquido da empresa, sendo ele lucro ou prejuízo.

Ela revelará informação de impacto para as tomadas de decisões da organização. Portanto, o DRE é essencial para a avaliação do desempenho da empresa e análise dos resultados alcançados.

Cuidados na Elaboração do Demonstrativo de Resultado do Exercício

A vida financeira do negócio, os investimentos e as estratégias tomadas por um determinado período, serão facilmente demonstradas e visualizadas com a elaboração de um DRE que siga a metodologia contábil correta.

Veja Essas Oito Dicas Para o Controle Financeiro da Sua Empresa Dar CertoVeja Essas Oito Dicas Para o Controle Financeiro da Sua Empresa Dar Certo

Assim como a maioria dos documentos contábeis, o DRE deverá ser elaborado pelo princípio do Regime de Competência, e não a Regime de Caixa, de modo em que as receitas e as despesas serão reconhecidas na data do acontecimento efetivo, e não quando forem realmente pagas ou recebidas.

Há, inclusive, legislação que orienta a composição do documento de análise financeira, como você verá abaixo. Por isso, sempre que puder, conte com um contador para elaborar esse trabalho em sua empresa.

Como estruturar um Demonstrativo de Resultado do Exercício

Como estávamos apontando, há inclusive uma legislação para orientar a composição do DRE. No Art. 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, o Demonstrativo de Resultado do Exercício deverá ser estruturado conforme as instruções abaixo:

  • A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
  • A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos, e o lucro bruto;
  • As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  • O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
  • O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;
  • As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;
  • O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

As Análises de Uma Demonstração de Resultados do Exercício

demonstrativo de resultado do exercício na sua empresaConforme lemos, o DRE é peça fundamental para qualquer empresa, independentemente do porte, pois é através dela que é possível verificar se as operações apresentaram lucro ou prejuízo em determinado período.

Mas só captar os dados não é suficiente. É preciso interpretá-los e construir decisões para sua empresa. Por isso a importância de um suporte profissional que lhe entregue excelência de ponta a ponta e te ajude a tomar decisão.

As análises de um DRE podem ser verticais, horizontais, planejado X realizado, entre outros. Seja qual for a análise ela pode, inclusive, colaborar com a construção de indicadores visuais de desempenho, com fácil leitura e interpretação. Dessa forma, você olha a sua empresa de forma global e toma decisão mais assertiva.

Resumindo, nesse texto você leu sobre:

A relevância do Demonstrativo de Resultado do Exercício para construir dados visuais que auxiliam na tomada de decisões; os detalhes e cuidados para se atentar na hora de estruturar um DRE; e a importância de contar com um profissional para te auxiliar na captação de dados e construção de análises.

Saiba mais clicando aqui!

Venha fazer parte da Contabilidade Classe A

Gostou do nosso blog? Clique em um dos botões abaixo para falar com um de nossos especialistas.

Deixe seu comentário