Escrito por Atendimento Classe A no julho 13, 2020 em Blog

Compartilhar

PEDIDO DE VIABILIDADE COLOCA A SUA EMPRESA EM DIA E EVITA DOR DE CABEÇA NO FUTURO.

Pedido de Viabilidade é aquela primeira fase logo após você decidir empreender ou alterar a situação jurídica da sua empresa constituída. Descubra mais detalhes!

Nesse texto você vai ler sobre:

  • Estatísticas do cenário empreendedor;
  • O que é o Pedido de Viabilidade;
  • O alcance do Pedido de Viabilidade;
  • E também como realizar o Pedido de viabilidade.

O Que é Pedido de Viabilidade Para Empresas e Como Solicitar (3)O Pedido de Viabilidade tem sido um dos temas mais procurados recentemente. Mas isso tem explicação!

A decisão inicial de empreender carrega um processo com alta concentração de energia, muita motivação e um exercício de paciência também. É o momento de organizar todos os documentos para não se frustrar depois, afinal, começar errado é a pior forma de começar.

E a série histórica da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que em períodos de crise profunda, como a da pandemia de coronavírus, há um crescimento vertiginoso do empreendedorismo.

Portanto, segundo os especialistas, em 2020 o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou à frente de um negócio com até 3,5 anos de atividade. Por isso a importância de se falar sobre esse assunto.

O Pedido de Viabilidade na Legalização da Sua Empresa

O processo de legalização de empresas é iniciado pelo Pedido de Viabilidade. Ele é uma consulta prévia para verificar, perante os órgãos competentes, a possibilidade de registro empresarial e/ou alterações cadastrais da sua empresa.

Oito Dicas Para o Controle Financeiro da Sua Empresa Classe A Contabilidade Campinas (3)Veja Essas Oito Dicas Para o Controle Financeiro da Sua Empresa Dar Certo

Essa análise se baseia na verificação do deferimento ou restrições juntamente aos atos de abertura e alterações, pois ela cruza as informações do local com a atividade CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

A viabilidade também tem por objetivo centralizar as informações da Junta Comercial, Receita Federal e, nalguns municípios, a prefeitura, assim eles mantém a base de dados atualizada.

Como Fazer o Pedido de Viabilidade?

O formulário é preenchido diretamente no site da Junta Comercial, ou da Prefeitura, e encaminhado à fiscalização pertinente do município. Esse processo é para análise e instruções que você deverá atender para a implantação de sua empresa.

O Que é Pedido de Viabilidade Para Empresas e Como Solicitar (2)Há um cuidado em especial se for o Pedido de Viabilidade para inscrição de primeiro estabelecimento (Matriz), como é o caso de quem começa a empreender. Por isso a importância de você pedir ajuda profissional de um contador.

Na hora de realizar a solicitação, antes de mais nada, é preciso informar dados do solicitante e também da Pessoa Jurídica em questão. Na sequência, você precisa preencher dados que devem convergir com tipificação jurídica, nome empresarial inédito, zoneamento urbano e código de posturas municipais, atividade econômica, etc..

Atendido os requisitos, e com a viabilidade aprovada, você poderá seguir com os trâmites de abertura/alteração da empresa.

Resumindo, nesse texto você leu sobre:

A complexidade e o cuidado exigido na hora de fazer o Pedido de Viabilidade, além de dados sobre o empreendedorismo no Brasil. Mas também viu que sempre pode contar com um contador para a legalização da sua empresa evitando dor de cabeça no futuro. E tudo começa com o Pedido de Viabilidade para abertura ou alteração jurídica do seu negócio.

Saiba mais clicando aqui!

Venha fazer parte da Contabilidade Classe A

Gostou do nosso blog? Clique em um dos botões abaixo para falar com um de nossos especialistas.

Deixe seu comentário