Oito Dicas Para o Controle Financeiro da Sua Empresa Classe A Contabilidade Campinas (1)
Escrito por Atendimento Classe A no junho 29, 2020 em Blog

Compartilhar

O CONTROLE FINANCEIRO, QUE PARECE TÃO SIMPLES, PODE SER ESQUECIDO NAS ESTRATÉGIAS DA EMPRESA.

O controle financeiro não pode ficar de fora nas análises estratégicas e reuniões de orientação tática, afinal, é um pilar na rotina e no olhar da gestão.

Nesse texto você vai ler sobre:

  • A importância do controle financeiro para a saúde do negócio;
  • Qual a composição do controle financeiro na gestão;
  • Ferramentas importantes para auxiliar no controle financeiro;
  • E como atingir a excelência na administração do fluxo de caixa.

Oito Dicas Para o Controle Financeiro da Sua Empresa Classe A Contabilidade Campinas (3)Controle financeiro é observar o que você paga assim como o que você recebe, além de conhecer suas contas a pagar e receitas a receber. Em resumo, é a atividade administrativa de maior importância da empresa.

Afinal, por mais lucrativo que um negócio seja, ele não sobrevive ao fluxo de caixa furado. Mas como manter o controle das transações financeiras do negócio sem enlouquecer?

Veja Essas Oito Dicas Para o Controle Financeiro da Sua Empresa

Embora pareça simples, o controle financeiro tem sua complexidade exatamente nos detalhes. Nessa hora, mais uma pessoa para fazer a auditoria e ainda aguçar os números pode ser representativo e revelar novas possibilidades ao negócio.

Dica 1 – Controle Financeiro é Anotar Tudo o Que Você Gasta

Ao realizar compras de menor valor como reabastecimento de combustíveis, manutenções de equipamentos, compras em supermercados, etc., os cupons fiscais podem acabar se perdendo. Isso é comum, não é mesmo?
Porém, é de extrema importância que se registre tudo o que for gasto; pequenas despesas, no final do mês, podem representar um valor significativo dos seus custos.

Dica 2- Utilize um Software Financeiro

Hoje em dia, possuir um sistema para seu negócio é essencial no controle financeiro. Os softwares disponíveis no mercado são diversos, entretanto, em sua maioria, são extremamente funcionais.
Eles ajudam no controle dos recebimentos e pagamentos da empresa, podendo lhe informar em poucos cliques o quanto você gastou e recebeu em um determinado período, além do que terá de receber e pagar no futuro, possibilitando uma melhor tomada de decisões.

Dica 3 – Alimente com Frequência o Seu Software

Após implantar um software para te ajudar no controle financeiro, garanta que você esteja registrando nele tudo o que está recebendo ou pagando, assim como os futuros recebimentos e pagamentos.
Essa medida facilita o controle de cobrança em casos de inadimplência, assim como uma programação do contas a pagar, viabilizando uma negociação prévia com credores e evitando o pagamento de juros desnecessários, por exemplo.

Dica 4 – Exija Notas Fiscais de Suas Compras

Notas fiscais são obrigatórias em qualquer ato de compra e, ao solicitar, você terá, além de um documento para controle financeiro, uma garantia do item ou serviço pago.

Dica 5 – Não Se Esqueça de Registrar as Movimentações em Dinheiro Vivo

Ao contrário de transações bancárias, em que é gerado um registro do que foi pago ou recebido, as movimentações em dinheiro vivo se perdem facilmente sem um controle financeiro.
Portanto, é crucial que cada entrada e saída de dinheiro no caixa da empresa seja registrada, informando qual o motivo da movimentação.

Supermercados: Qual é o Regime de Tributação mais adequado?Supermercados: Qual é o Regime de Tributação mais adequado?

Dica 6 – Separe um Tempo Somente Para Isso

Pelo menos uma vez por semana tome um tempo para organizar e conciliar a situação do seu fluxo de caixa. Verifique se tudo foi devidamente pago e recebido, e se algo está faltando em seus registros. Dessa maneira, você manterá o controle do seu fluxo de caixa e saberá se houve aumento ou diminuição na sua disponibilidade.

Dica 7 – Planeje os Próximos Movimentos

Uma vez que seu fluxo de caixa esteja organizado, você conseguirá prever como será a situação financeira nos próximos dias através do controle de contas a pagar e a receber. Esteja sempre atento a essas informações, para saber se é uma boa hora de redirecionar o seu capital a novos investimentos, ou guardá-lo para liquidar contas futuras.

Dica 8 – Utilize uma Consultoria Especializada

Se, mesmo seguindo as dicas acima, você encontra dificuldades em visualizar toda a sua empresa financeiramente e organizar os seus controles, seja por falta de tempo ou devido a uma movimentação muito alta, busque uma consultoria especialista em controle financeiro!
Além de terceirizar a função, e não precisar se estressar com o financeiro, eles apresentarão os resultados a você, garantindo uma boa gestão de empresa.

Resumindo, nesse texto você leu sobre:

A importância do controle financeiro para conhecer sua empresa, ferramentas que ajudam a potencializar a gestão e oito dicas para elucidar a administração com olhar aguçado no fluxo de caixa.

Saiba mais clicando aqui!

Venha fazer parte da Contabilidade Classe A

Gostou do nosso blog? Clique em um dos botões abaixo para falar com um de nossos especialistas.

Deixe seu comentário