Os 7 Passos de Como Abrir Empresa e Formalizar Empresa
Escrito por Atendimento Classe A no maio 20, 2021 em Blog

ABERTURA E FORMALIZAÇÃO DE EMPRESAS.

Você quer ter o seu próprio negócio ou formalizar seu empreendimento? Leia este artigo com os 7 passos de como abrir empresa e formalizar empresa.

Nesse texto você vai descobrir, dentre outras coisas, sobre:

  • O novo panorama do mercado empreendedor;
  • Quais são os detalhes para abrir empresa;
  • E qual o caminho da formalização para emissão de notas fiscais.

 

Segundo o Mapa de Empresas da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o ano de 2020 teve o maior volume de abertura de empresas da última década no Brasil.

Esse movimento de mercado se dá principalmente em função dos recentes acontecimentos pandêmicos, que movimenta o mercado para atividades empreendedoras, mas também pela modernização dos processos nos municípios, estados e também governo federal.

Quem mais abriu empresas foi o comércio varejista de artigos de vestuários e acessórios, com 200.662 empresas abertas no último ano. E, de todas as empresas abertas no ano de 2020, 2.663.309 eram MEI (Microempreendedores Individuais). É um aumento de 8,4% em relação a 2019. Hoje, MEI responde por 56,7% dos negócios em funcionamento no país.

Para abrir empresa e formalizar empresa é preciso seguir estes 7 passos. Assim como contar com o auxílio de uma empresa especializada em contabilidade, gestão e negócios, com certeza será relevante em todas as fases.

Vamos aos 7 Passos de Como Abrir Empresa e Formalizar Empresa

Passo 1 – O Primeiro Passo Para Abrir Empresa é a “Certidão de Zoneamento do Local”

Antes de qualquer coisa é preciso desta certidão para saber se o endereço escolhido para a empresa permite o desempenho das atividades de sua empresa.

Passo 2 – Definição do Nome Empresarial

Empresas individuais não precisam fazer essa pesquisa pois levam o nome do empreendedor como seu nome empresarial. Em todos os outros casos é necessário uma pesquisa, junto com a sua atividade principal, se já foi ou não registrado dentro do estado, pois não é permitido duas empresas com os nomes empresariais iguais pela Junta Comercial.

Passo 3 – Documento de Constituição Empresarial

É necessário preencher ou redigir o documento de constituição. Quando o negócio é legalizado como Eireli, ou sociedade empresária, é realizado um documento chamado Contrato Social.

Passo 4 – Solicitação de CNPJ e Registro na Junta Comercial

Nesse documento constam informações importantes sobre a empresa. São parte dele a descrição das atividades, data de abertura, bem como seu tipo de empreendimento, e se individual ou em sociedade.

Passo 5 – Sobre o Alvará Para Quem Pretende Abrir Empresa

Sem o Alvará de Funcionamento a sua empresa não estará autorizada a trabalhar e, por isso, impedida de emitir qualquer tipo de nota fiscal, seja de serviço ou de produtos.

Passo 6 – Inscrição Municipal e Inscrição Estadual

A Inscrição Municipal é obrigatória para todas as empresas. Já a Inscrição Estadual, por sua vez, é exigida caso a empresa tenha atividades de comércio, industrialização ou transporte rodoviário de cargas entre cidades e estados; sem a mesma é impossível emitir documentos fiscais de comércio.

Passo 7 – O Certificado Digital

Esse certificado é necessário para emitir notas fiscais de vendas e cupons fiscais. Em algumas prefeituras é preciso até na emissão de notas fiscais de serviços. A cada ano que passa o uso de um Certificado Digital se torna cada vez mais importante no dia a dia de uma empresa.

Resumindo, nesse texto você leu sobre:

Como a pandemia de coronavírus acelerou a abertura de empresas e formalização de negócios, registrando crescimento exponencial. Também viu detalhes importantes na hora de abrir empresa, explicados em 7 passos.








    Vamos Conversar Sobre Abrir Empresa?

    Clique em um dos botões abaixo para falar com um de nossos especialistas.

    Deixe seu comentário