Escrito por Atendimento Classe A no julho 8, 2022 em Blog

EM CONSTANTE MUDANÇA, O E-COMMERCE CONTINUARÁ EXPANDINDO!

Conheça quais são os principais perfis dos compradores online para os próximos anos!

Nesse texto você vai descobrir, dentre outras coisas, sobre:

Antigamente a sociedade demorava décadas para se transformar. Formas de trabalho, costumes, funcionamento das relações sociais, tudo demandava tempo e as transformações se davam de forma muito lenta. Nos últimos tempos as mudanças comportamentais se deram de forma ágil, batendo recordes, fazendo que o que aconteceria através de décadas, se desse em questão de poucos meses.

Antes de mais nada, tendo isso em mente, as empresas tiveram que se preparar na mesma velocidade, para conseguir atingir esse público, que cada dia mais opta por se relacionar e também efetuar suas compras online.

Nesse sentido, a Worth Global Style Network, autoridade global em previsão de tendências, listou quais serão os principais perfis consumidores de e-commerces em 2024, bem como adiantou algumas dicas para conseguir conquista-los. Veja a seguir:

Os Controladores

Com todas essas rápidas mudanças, saber lidar com a imprecisão e ainda assim manter o controle de suas vidas pode causar certo desconforto e estresse. Conseguir adiantar, prever o que irá acontecer, ter controle em meio ao caos, se adaptar, mesmo sendo resistentes a mudanças. Acima de tudo, esses são os Controladores!

Sabe-se que em tempos normais, a maioria das pessoas se adapta bem com uma certa quantidade de mudança, mesmo que essas mudanças sejam ruins. Porém, nesses tempos atuais, onde muita coisa já mudou em curtíssimo tempo, as pessoas estão cansadas e querem regularidade em suas casas e trabalhos.

Estratégias de engajamento:

  • Store hailing – é um modelo hibrido, do clique e retire, ou entregue. Nesse sentido, os consumidores sairão ainda menos de casa para adquirir suas compras.
  • Voice commerce vai impulsionar o home commerce – em breve, possivelmente o consumidor poderá pausar um programa de televisão, questionar sobre e até comprar qualquer roupa ou objeto exposto na tela. Além disso, a entrega será feita, dependendo da cidade, no mesmo dia. Será todo uma ligação da casa inteligente com tecnologia de audiovisual.

Os Conectores

Atualmente, as novas gerações estão casando em menor número, assim como estão tendo cada vez menos filhos. Do mesmo modo que têm comprado apenas o essencial. Ou seja, a sociedade encontra-se na intersecção de grandes mudanças de valores, bem como a falta de serviços sociais, inflação crescente e baixas remunerações. Para os Conectores, portanto, esse momento é inspirador, momento onde novas ideias e formas de fazer negócios vêm à tona, o que para eles é oportunidade de empreendedorismo!

Em contraponto à mentalidade de que se deve trabalhar todos os dias, todas as horas, em busca de seus objetivos profissionais, de que quanto mais ocupado, mais “bem-sucedido” ou “importante” é a pessoa, os Conectores discordam, e acreditam que, por outro lado, se esforçar deve ser feito apenas o suficiente, criando um novo equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Estratégias de engajamento:

  • Os Conectores valorizam, portanto, os detalhes de custo, autenticação e sustentabilidade dos produtos.
  • Além disso, valorizam a descentralização do conceito de propriedade, com o gerir comunitário e com o rastreamento de toda a produção, promovendo maior transparência nos processos.

Os Criadores de Memórias

Para os Criadores de Memórias (um dos perfis consumidores de e-commerce), o mais sensato é ancorar-se no passado, que é imutável e estável.  Definitivamente, com a pandemia e o isolamento, muitas certezas foram desmanchadas, assim como muitas relações interpessoais e núcleos sociais. Assim, essa ruptura causou estresse, tristeza, porém, expôs a importância e a necessidade humana  de interagir com outros seres humanos, o que isso permitiu que, assim que foi possível a retomada de interação social, as pessoas passassem mais tempo com aqueles que realmente importam para elas, e podendo investir nas solidez dessas relações.

Outro ponto importante desses novos tempos é a solidificação de novos tipos de estrutura familiar, com adultos solteiros e muitas vezes sem filhos. Por fim, os Criadores de Memória também estão repensando os valores do trabalho, com a implantação do trabalho cooperativo, colaborativo.

Estratégia de engajamento:

Invista na economia do cuidado! Em suma, o envelhecer bem, para eles, é poder prolongar a vida e aproveitar esse período, seja passando mais tempo com as pessoas que lhes são importantes, ou investindo em atividades diferentes, novos hobbies, viagens, dentre outras. Nichos de mercado podem atendes à essas necessidades específicas. Por outro lado, abordagens de design universal e inclusiva que seja capaz de atender a diversas perspectivas e necessidades, também funcionarão muito bem.

O Novo Sensorialista

Por último, este nicho é formado pelo consumidor híbrido por excelência, que pagarão com criptomoeda, ao mesmo tempo que amarão jantam pessoalmente, por exemplo.  Com eles vem a Web3 que simboliza uma enorme mudança social, com a ideia de ser descentralizada, com o reequilíbrio da dinâmica de poder entre usuários e plataformas.

Logo, é esperado o aumento de trabalhos relacionados à criatividade, novas tecnologias, design, artes , sempre com vistas à expansão da criatividade e de novas possibilidades.

Embora, portanto, esteja se tornando uma indústria em expansão, esse grupo se importa com o acesso equitativo em termos de pagamento aos criadores de conteúdo por sua arte, dando crédito a essas pessoas e garantindo a inclusão para todos.

Estratégia de engajamento:

Meta recompensas de fidelidade, no sentido de metaverso. Em suma, os Novos Sensorialistas irão gravitar para a tecnologia que lhes permita sentir o metaverso, desde a tecnologia háptica ao cheiro, como também outros aspectos incluem controles de temperatura para sentir o ambiente digital.

Resumindo, nesse texto você leu sobre:

Com o constante crescimento do e-commerce, novos perfis de consumidor estão surgindo. Para 2024, os quatro principais perfis consumidores de e-commerce serão: Controlador, Conector, Criadores de Memória e Novo Sensorialista. Eles estão listados e explicados no artigo acima, contando com sugestões de estratégia de engajamento de todos eles.








    Procurando Uma Solução E-commerce?

    Clique em um dos botões abaixo para falar com um de nossos especialistas.

    Deixe seu comentário