Profissionais da Saúde precisam emitir Nota Fiscal 2
Escrito por Atendimento Classe A no novembro 4, 2021 em Blog

Compartilhar

Se você tem dúvidas na hora da emissão, leia abaixo para descomplicar o processo!

Profissionais da Saúde precisam emitir Nota Fiscal, pois com ela fica certificada a existência da prestação de serviço.

Além de regularizar todos os tributos perante o fisco, a emissão da nota transmite credibilidade de seu negócio.

Nesse texto você vai descobrir, dentre outras coisas, sobre:

  • O que é Nota Fiscal de Serviço;
  • Quais são as etapas necessárias para conseguir emitir uma Nota Fiscal;
  • No caso de erro, como cancelar a Nota Fiscal?

O que é uma Nota Fiscal de Serviço?

A Nota Fiscal de Serviço (NFs) é um documento oficial que assinala os serviços prestados de sua empresa. Assim, quando a empresa receber algum pagamento mediante a prestação de serviço, há a necessidade de emitir a NFs, com os dados do cliente, valor do recebimento, tipo de operação e a data e hora que ocorreu.

Etapas necessárias para conseguir emitir uma Nota Fiscal

Profissionais da Saúde precisam emitir Nota Fiscal, por isso, no momento da abertura da empresa na junta comercial ou cartório de registros , é necessário cadastrar a empresa na Prefeitura do município de residência. Neste momento é disponibilizado um documento chamado Inscrição Municipal. Este é o primeiro documento necessário para a emissão de sua nota.

Assim, o próximo passo é adquirir as credenciais do município, sendo que em algumas prefeituras como a de Campinas, é gerada automaticamente após a inscrição municipal, e disponibilizada no e-mail cadastrado da empresa. As demais prefeituras possuem sistemas e formas diferentes de liberar esse acesso, sendo necessário realizar um cadastro no site de emissão. Lembrando que as NF de serviço são emitidas pelo sistema disponibilizado pelo município.

O próximo passo é coletar as informações do cliente para emissão da NF, como Nome/Razão social, Endereço, CNPJ ou CPF, E-mail, telefone, Inscrição Estadual e Municipal.

Também é preciso ser informado o tipo de serviço que foi realizado, bem como o valor dessa operação. Se tiver que salientar alguma informação, o campo de observações é disponibilizado para esses dados complementares.

No caso de erro, como cancelar a Nota Fiscal ?

Se atente as informações preenchidas, para evitar problemas com a emissão, pois cada prefeitura possui o seu prazo específico para cancelamento. Em Campinas, por exemplo, o prazo para cancelamento é até o vencimento do ISSQN. Porém existem municípios que somente disponibilizam o cancelamento por meio de atos administrativos junto a prefeitura.

Resumindo, nesse texto você leu sobre:

Se você é profissional da saúde é importante seguir as etapas para conseguir emitir notas fiscais de serviço, pois além de certificar suas atividades profissionais, transmite credibilidade aos clientes. Em outras palavras, o artigo explica a importância da abertura da empresa, da necessidade da Inscrição Municipal e as especificidades para adquirir as credenciais do município. Desta forma, quando o cadastro estiver finalizado as notas podem começar a ser emitidas e no caso de erro, podem ser canceladas dentro do prazo estabelecido pela prefeitura do seu município.

.








    Procurando Escritório de Contabilidade Especializado?

    Clique em um dos botões abaixo para falar com um de nossos especialistas.

    Deixe seu comentário