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Escrito por Atendimento Classe A no junho 10, 2022 em Blog

TEMPO PARA VOCÊ FAZER O QUE SABE!

Seu concorrente já deve estar usando um BPO na empresa dele, hein! Descubra o que é, vantagens e atenções necessárias.

Nesse texto você vai descobrir, dentre outras coisas, sobre:

  • Um breve panorama sobre o mercado;
  • O que é BPO;
  • Como funciona a parceria entre as empresas;
  • E as vantagens e desafios do BPO;

 

Você começou empreendendo a partir de um sonho, definiu seu produto, investiu em marketing, está vendendo, mas… em vez de ficar feliz, está de cabelo em pé com a bagunça?!

Talvez seja por não ter contemplado um BPO em seu plano de negócios. Afinal de contas, uma gestão contemporânea inteligente é mais sobre saber “com quem contar”, do que qualquer outra coisa.

De acordo com estudos e análise da McKinsey, CEO’s que perdem o foco e se desgastam cuidando de cada detalhe da empresa individualmente, perdem tempo precioso de criatividade e inovação.

Segundo a empresa de consultoria, essas pessoas perdem visão de negócios e potencial no desenvolvimento de estratégias para navegar em cenários adversos, como o de hiperinflação atual, por exemplo.

Para as empresas focarem em seus negócios principais, existe o BPO. Mas afinal de contas, o que é o BPO?

 

O Que é BPO?

É a sigla para a expressão de língua inglesa Business Process Outsourcing que, traduzindo para o português, seria algo como “Terceirização de Processos em Negócios”.

Basicamente, é uma solução para rotinas que não estão diretamente conectadas com a atividade principal de uma determinada empresa.

Vejamos um exemplo:

Um ecommerce que vende produtos eletrônicos precisa focar seu potencial em desenvolver a cadeia de suprimentos para estruturar vendas em drop shipping, alimentar o seu ecossistema consumidor e fazer chegar os produtos até seus clientes.

Entretanto, nada disso é possível sem uma rotina de faturamento em ambiente workflow, ou ainda uma captação de dados financeiros para tomadas de decisões.

Porém, essas atividades repetitivas e burocráticas podem ser desenvolvidas por uma empresa com o serviço de BPO que tem, dentre outras coisas, além de pessoas qualificadas, também softwares específicos para auxiliar no trabalho.

Sendo assim, alguns dos setores das empresas mais comuns na adoção do BPO são:

  • Contabilidade
  • Financeiro
  • Recursos Humanos
  • Administrativo
  • Jurídico
  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Comercial

 

Como Funciona o BPO?

Uma das opções de BPO é alocado dentro da sua empresa. Já a outra opção é essa base de operações estar na empresa prestadora do serviço de BPO, longe da estrutura física do contratante.

Todo o trabalho é mensurável de acordo com um SLA (Service Level Agreement) no qual a prestadora do serviço deve produzir relatórios e métricas para registrar e informar sobre seu desempenho.

Entretanto, o BPO não é uma terceirização, embora a sua tradução impulsione esse equívoco.

Na terceirização, tem-se apenas a solução de uma atividade simples, direta e pontual, enquanto no BPO se trata da tecnologia, visão, processos e estratégias por trás de uma atividade ou de um setor inteiro da empresa.

 

Principais Vantagens e Desvantagens de Contratar um BPO

Uma vez que seu negócio principal não é contabilidade, por exemplo, contratando uma solução BPO com expertise nessa área a sua empresa terá dados mais consistentes, identificando despesas e reduzindo custos.

Atuando com autonomia, pois não está atrelada à cultura organizacional da sua empresa, o BPO consegue desempenhar um papel fundamental de controladoria.

Outra vantagem é o aumento significativo de produtividade, uma vez que sua empresa passa a ser cliente de um serviço. Sendo assim, o foco deixa de ser a pessoa e passa a ser o processo necessário dentro da sua organização.

Por outro lado, se não existir encontros periódicos entre sua empresa e a contratada BPO, para alinhamento das estratégias, a distância pode ser uma desvantagem, esfriando a tomada de decisões.

Outro detalhe para se atentar é que a empresa de BPO também está dentro de outras empresas, favorecendo assim um benchmarking que pode ser saudável ou comprometedor. Daí a importância de pesquisar a idoneidade do seu fornecedor.

 

Resumindo, nesse texto você leu sobre:

O cuidado que se deve levar em conta na hora de contratar uma solução desse tipo, quais as vantagens e desvantagens desse modelo de parceria, como funciona sua estrutura de soluções e, inicialmente, o que é BPO.








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